Dia Do Café: Quando Comemorar?

Dia Internacional do Café. Quando pensamos acerca da data de comemoração, logo encontraremos um milhão (brincadeira…) de referências na internet que nos dirão que o dia “correto” é o 14 de abril. Ou seja, poucos dias atrás.

Pesquisando um pouco mais veremos que há outras datas comemorativas relacionadas ao café. No Brasil, por exemplo, a data escolhida foi o 24 de maio, desde 2005 incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café.

O mesmo caminho foi também adotado por outros países. Veja abaixo algumas datas nacionais comemorativas:

Indonésia – 17 de agosto

Costa Rica – 12 de setembro

Alemanha – 24 de setembro

Japão – 1 de outubro

Nepal – 17 de novembro

Estados Unidos e Inglaterra – 29 de setembro

Em face dessa diversidade de datas, a Organização Internacional do Café – OIC estabeleceu uma data mundial, capaz de congregar o maior público possível em torno do café. E a data escolhida pela foi o dia 1º de outubro a partir de 2015.

INTERNATIONAL-COFFEE-DAY
Símbolo para Dia Internacional do Café pela OIC

Essa definição ocorreu em março de 2014 e contou com o apoio de 75 estados membros além de dezenas de associações ao redor do mundo ligadas ao setor cafeeiro.

Ainda de acordo com o anúncio oficial da organização, o propósito da OIC consistiu “em celebrar a diversidade, a qualidade e a paixão do setor cafeeiro. Uma oportunidade para que os amantes do café possam compartilhar seu amor pela bebida e dar apoio aos milhões de agricultores cujas vidas dependem desse produto aromático.” (tradução livre).

A fim de implementar o lançamento do dia 1º de outubro, a OIC estabeleceu algumas diretrizes: lançamento de site de informações sobre eventos e outras campanhas on-line dedicados ao Dia Internacional do Café, utilização da hashtag #InternationalCoffeeDay e uma campanha centrada no conceito do caffè sospeso (uma tradição italiana que consiste em pagar por uma segunda xícara de café para uma pessoa sem recursos).

Ainda sobre o mesmo conceito da campanha caffèsospeso, a OIC pretendia lançar uma campanha de ação social intitulada “Um caffè sospeso contra a pobreza”.

Essa campanha, em parceria com a OXFAM, confederação que reúne 20 organizações que atuam em 94 países pelo fim da pobreza e desigualdade, consistia dar oportunidade para que os amantes do café do mundo todo pudessem demonstrar solidariedade aos pequenos cafeicultores. Através de uma plataforma on-line, seria possível doar o valor de uma xícara extra de café ao trabalho que a Oxfam realiza em benefício desses cafeicultores.

Em 2016, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CECAFÉ acolheu o International Coffee Day. Veja o vídeo:

 

Bem, este o panorama amplo em torno do Dia Internacional do Café.

Embora ainda celebremos o dia 14 de abril, é provável que em breve o dia 1º de outubro se consolide como a “data mundial do café”. O lado bom disso? Mais um dia para a nossa bebida mais querida.

Até a próxima!

 

Manual de Métodos de Preparo de Café

Manual de Métodos de Preparo de Café, produzido pelo Sebrae Espírito Santo, é mais um incentivo a todos que desejam conhecer e explorar outras possibilidades na hora de fazer o café.

Trata-se de material destinado a cafeterias, profissionais e apreciadores de café em geral. Com linguagem simples e de fácil compreensão, agrada qualquer pessoa que deseja conhecer mais sobre como fazer café de diferentes formas.

O conteúdo do material vem dividido em 5 capítulos e trata dos cuidados antes de preparar o café, pré-preparo, o preparo propriamente dito e os diversos métodos. Ao final, o manual traz também a bibliografia consultada.

Entre os métodos, 12 ao todo, o leitor encontrará informação sobre o uso da Chemex, Hario, Prensa Francesa, Clever, Aeropress, Sifão, Coador de Pano, como fazer café turco etc.

O material está disponível para dowload gratuitamente.

Uma excelente contribuição para todos que curtem café e desejam aprender mais sobre a bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

Disponibilizamos aqui o link para download:

http://bit.ly/2fuveiw

Esperamos que você curta!

 

 

Cafeteira Aram: Você Vai Se Surpreender!

Cafeteira Aram, olha aí mais uma novidade no mundo dos cafés!aram_catarse_04_B-225x300

Tivemos a oportunidade de vê-la em funcionamento durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

Ficamos impressionados com a simplicidade, seu desenho “limpo” e, principalmente, com as funcionalidades prometidas.

A proposta (ainda que pareça simples à primeira vista) é bem arrojada: juntar simplicidade de forma, vida útil, versatilidade e envolvimento com produtores locais.

Com essas premissas a cafeteira 100% nacional tem a intenção de proporcionar aumento da vida útil do aparelho (o que vai de encontro ao comportamento do mercado em relação às constantes e rápidas trocas de aparelhos).

Além disso, ser uma cafeteira sustentável e ecologicamente correta e que pode ser utilizada em quaisquer circunstâncias.

aram_catarse_03_editada-350x230

A Cafeteira Aram foi pensada para que todo o processo de elaboração do café seja personalizado: você escolhe o grão, o tipo de bebida que quer tomar (do espresso ao coado mais suave) e, finalmente, o melhor momento.

Outras grandes vantagens: no tocante ao funcionamento, por ser completamente manual, não necessita de energia elétrica nem fogo. Mas ela não para por aí. Como dissemos antes, a Aram não necessita de filtros de papel nem de cápsulas. Muito bom, não?

Ela está disponível em duas versões: em uma dela, com uma base em aço (para ser utilizada em casa, por exemplo); em outra, completamente portátil, para ser levada pra qualquer lugar.

No momento a Cafeteira Aram ainda não pode ser adquirida em lojas do ramo. Ela está em fase de angariação de fundos através do site Catarse.

Os interessados podem contribuir com valores a partir de R$ 10,00 ou com quantias mais altas, inclusive com a opção de aquisição da cafeteira para uso pessoal ou para revenda (de acordo com as quantidades oferecidas e os prazos de entrega).

Uma novidade incrível para os apaixonados por café!

Até a próxima!

Semana Internacional do Café: Primeiro Dia

A Semana Internacional do Café começou ontem (21/09) e já mostrou que será bem visitada.

Logo na entrada do Expominas, chamava a atenção a quantidade de pessoas que pretendiam acessar o evento. Gente de todos os lugares, de diversos Estados, estavam ali reunidos – todos conectados pelo café!

Após a solenidade de abertura, com a presença de diversas autoridades e pessoas relacionadas ao mercado cafeeiro, tiveram início as palestras – algumas pagas e várias gratuitas.

Abertura-da-SIC-300x169

Os principais temas abordados nesse 1º dia trataram da sustentabilidade do café no mundo, certificação, a importância da rastreabilidade do café (a partir da experiência da Nespresso), sustentabilidade (exportação e tendências de consumo).

Destaque para a palestra “Como Comunicar e apresentar o café de qualidade para o mercado consumidor”, com Rocky Rhodes, consultor internacional em café, com transmissão simultânea (inglês/português).

Enquanto isso, em outros espaços, transcorriam palestras com foco em negócios e gestão sob a coordenação do SEBRAE, além de apresentação de cafés de algumas regiões mineiras (caso dos cafés das Matas de Minas), além da sala de cupping (sempre lotada!) e palestras sobre análise sensorial e degustações orientadas.

Um dos momentos bem interessantes foi o da degustação de cafés sem cafeína através do Sistema Water Process, com o pessoal do Minas Estate Coffee. Excelente oportunidade para conhecer detalhes do processo que extrai 99.9% da cafeína dos grãos verdes do café sem utilização de produtos químicos, exceto água!

IMG_20160921_184834-300x300
Degustação de cafés sem cafeína (Swiss Water Process)

Mas Feira não ficou apenas por aí!

Em todo o espaço do Expominas, diversos expositores trouxeram ao público novidades em máquinas, insumos, embalagens, cursos de certificação, cafés de origem etc.


20160921_155438-300x169 Máquina-de-torra-169x300

Finalmente, um dos momentos mais esperados na Feira: a 5ª Copa Barista, com a participação de profissionais de diversas cafeterias do País, todos envolvidos no preparo do melhor café em diversas apresentações.

20160921_160310-300x169
Mesa dos jurados
20160921_155222-1-300x169
Público acompanhando a disputa entre baristas
unnamed-300x169
Momento em que a barista prepara-se para extração do espresso

Bem, este foi um pouco do 1º dia da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte. Amanhã traremos mais informações para você!

Até a próxima!

A Semana Internacional do Café Vai Começar!

A Semana Internacional do Café (SIC) vai começar em Belo Horizonte/MG.

Entre os dias 21 e 23 de setembro estarão reunidos cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores do café.

semana-internacional-cafe-1-300x225

Pela 4ª vez a capital mineira sedia o evento, cujo estado é o maior produtor de café do Brasil. E a partir de lá milhares de profissionais estarão com os olhos voltados para aspectos relacionados ao mercado e consumo de café, conhecimento, inovação, negócios e empreendedorismo.

A programação contempla diversos eventos como cursos, palestras, concurso para baristas, fóruns, sala de cupping etc. Alguns eventos são pagos, principalmente os cursos destinados a profissionais; outros são gratuitos e, finalmente, alguns são fechados para associados. Consulte aqui a programação completa.

Nos próximos dias estaremos acompanhando a Semana Internacional do Café e traremos para você, nosso leitor, novidades e informações interessantes.

Até a próxima!